UFPE
 
 
 
Nehte - UFPE Nehte - UFPE
 
 
 
 
O Nehte congrega pesquisadores de diferentes Intituições de Ensino Superior do país. Seus pesquisasores desenvolvem projetos de pesquisa e extensão com base na linha de pesquisa Linguagem, Tecnologia e Ensino.

Veja abaixo alguns projetos de pesquisa selecionados por pesquisador:
Antonio Carlos Xavier
Pesquisa científica 1
Letramento digital e desempenho acadêmico
Ano: 2005 a 2007

Resumo: Toda criação tecnológica do homem vida facilitar suas ações no mundo. Sem dúvida, tais inovações tecnológicas afetam suas formas de ser e de agir no mundo. A comunicação tem sido a habilidade humana mais beneficiada com tantas novidades. Como não há comunicação sem linguagem e esta sem sujeito, é urgentemente necessário saber como a linguagem tem sido impactada por tais ferramentas tecnológicas. O objetivo desta pesquisa é compreender melhor os efeitos das novas tecnologias na linguagem e o papel da linguagem nas novas tecnologias. O objeto de observação é o hipertexto e o observatório a Linguística em diálogo com a educação e a informática. Diferentemente das pesquisas que abordam o hipertexto sob a perspectiva do sistema em si, esta investigação aborda-o sob o ponto de vista do usuário, focalizando as questões da interação entre o usuário e o sistema. Em termos gerais, o objetivo tem msido estudar a relação entre o grau de letramento digital e o desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior, através da análise de aspectos relativos à produção “escrita” em gêneros digitais, sob o ponto de vista da forma e do conteúdo. Esta pesquisa faz um estudo comparativo longitudinal, realizado ao longo de um ano, através da análise de participações escritas dos sujeitos informantes em três diferentes gêneros digitais: Fórum Virtual, Bate-Papo e Orkut. Do ponto de vista de conteúdo, foram analisados cinco aspectos: adequação ao tema, relevância, grau de informação acerca do tema, argumentatividade e de que forma os textos auxiliares contribuíram para a argumentação. Através do cruzamento das notas dos sujeitos ao longo da pesquisa e de suas participações nas atividades, confirmamos a tendência de que o letramento digital contribui para um melhor desempenho acadêmico e é prerrogativa relevante para inserção na Sociedade da Informação.
Pesquisa científica 2

Letramento digital: o desenvolvimento de habilidades linguístico-cognitivas por crianças e adolescentes da Geração Net.
Ano: 2008 a 2010

Resumo: A tecnologia tem criado novas possibilidades de comunicação, influenciado aspectos comportamentais e gerado atividades intelectuais condizentes com a nova realidade social e cultural marcada pela utilização dos instrumentos digitais. Por esta razão, é necessário que as ciências de um modo geral se volte mais para esse novo cenário composto pelas inovações tecnológicas, a fim de identificar e entender as implicações sociais, econômicas, culturais e principalmente linguísticas resultantes deste novo contexto. A Gnet, geração de crianças e adolescentes que estão crescendo com acesso ao mundo digital, vem desenvolvendo formas de aquisição de conhecimento diferentes das crianças sem acesso às novas tecnologias. Para compreender melhor os efeitos das ferramentas tecnológicas no desenvolvimento lingüístico-cognitivo desta geração, empreende-se este estudo. Entender de que forma estes internautas mirins têm utilizado as novas tecnologias a que têm acesso é fundamental para saber como elas estão afetando a aquisição de habilidades de linguagem. Buscou-se mapear quais eram as principais plataformas de acesso ao mundo digital, nível de domínio dos recursos tecnológicos e gêneros digitais mais usados por essa nova geração. Além do questionário, foram feitas gravações de imagens no laboratório de informática do colégio campo de observação e coleta de dados, no momento em que os sujeitos de pesquisa estavam usando o computador para efetuar as atividades escolares. Estes dados estão sendo analisados a fim de avaliar a confirmação da hipótese-guia da pesquisa que quer observar se há uma tendência de que o uso das ferramentas digitais de comunicação possa contribuir para melhorar aprendizagem de conteúdos escolares pela Gnet.

 
 


     
 
 Blog do Nehte - UFPE No blog
 
 
 
     


     
 
 Twitter do Nehte - UFPE No Facebook
 
   
     


     
 
 Redes Nehte - UFPE Redes
 
   
     
     



 
 
 
Blog do Nehte
Perfil no Blogger
Canal do Nehte
Canal no Youtube
Twitter do Nehte
Perfil no Twitter
Perfil do Nehte no Orkut
Perfil no Orkut Lista de Discussão Lista de Discussão
2006 © Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Letras - Centro de Artes e Comunicação - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional.
Pipa Comunicação