ORGANIZAÇÂO
Júlio César Araújo e Maria Coeli Rodrigues


ARTIGOS


1.
Por onde se perdeu a chave do diário íntimo?
Dahiana dos Santos Araújo


2. A construção do dispositivo de enunciação nos blogs “sobre os bastidores da política”
e “blog do noblat”

Michelly Santos de Carvalho e Janete de Páscoa Rodrigues



3. Internetês: uma experiência com estudantes de língua francesa

Rozania Moraes



4. O uso do blog educacional no ensino superior

Adriana da Silva

Anais - hipertexto 2007

Arquivo único para
download.

ISSN  1984-9117
Formato: PDF


 

5. Uma proposta de avaliação da qualidade do ensino a distância pela internet
Marcondes Josino Alexandre

 

6. Blogs jornalísticos: entre discursos e subjetividades
Alaíse Maria Carrijo Ramos e Andrade e Maria Regina Momesso de Oliveira

 

7. Os estudos lingüísticos na interface das ciências humanas e sociais
Marcos Antonio Costa

 

8. A multimodalidade no gênero editorial on-line
Lucélio Dantas de Aquino e Maria Medianeira de Souza

Atenção!
Faça aqui o download da versão mais atual.
 

9. Desafios na formaçao de professores de línguas estrangeiras com novas tecnologias
Rodrigo Camargo Aragão

Os arquivos individuais estão em formato Flash. Mantenha seu player do Flash atualizado.
 

10. Oralidade e escrita em mensagens de celular
José Neyardo Alves de Araújo e Débora Arruda

 

11. O professor e as práticas de linguagem na internet
João da Silva Araújo Júnior e Tatiana Lourenço de Carvalho

 
 

12. Hipertexto: essa velha novidade
Maria do Socorro Leão de Sousa Bandini

 
 

13. Hipertexto: o desempenho do leitor
Valéria Cristina Bezerra

 
 

14. A escrita hipertextual como um processo de autoconstrução
Dulci Boettcher

 
 

15. Formação em pedagogia a distância na UFJF: experiência do professor coletivo
Eliane Medeiros Borges, Cátia Mara Ribeiro Neves e Julimar Constâncio

 
 

16. O letramento digital na estrutura hipermídia
Taciana de Lima Burgos

 
 

17. Redes textuais literárias ou a noção de hipertexto e a literatura contempotânea
Cid Ottoni Bylaardt

 
 

18. Rádio na internet: um espaço de experimentação, educação e comunicação
Paula Marques de Carvalho

 
 

19. Dimensão leitura/internet na escola pública
Ana Maria Sá de Carvalho e Fernanda R. Azevedo

 
 

20. Interações virtuais: revisitando o conceito de interatividade
Luiz Carlos Carvalho de Castro

 
 

21. EaD: cenários tecnológicos e práticas identitárias nos weblogs educacionais
Maria Ângela de Freitas Chiachiri e Maria Regina Momesso de Oliveira

 
 

22. Eu e a opinião alheia: a influência dos juízos de valor sobre blogueiros
Joselito Elias Cipriano,Virgínia Milanesi Holanda e João Wandemberg Gonçalves Maciel

 
 

23. Letramento visual: da web ao celular
Giselda dos Santos Costa

 
 

24. Algumas reflexões sobre o ensino de gramática de língua inglesa no contenxto virtual de aprendizagem
Ana Cristina Cunha da Silva

 
 

25. A influência do contexto de produção em variações internas de gêneros textuais digitais
Priscila Barros David, José Aires de Castro Filho e Alina Galvão Spinillo

 
 

26. Tecnologia, escritura e diferenças perceptivas: a criação hipertextual de professores
Karla Demoly e Cleci Maraschin          

 
 

27. A linguagem no meio digital: desafios e possibilidades hipertextuais
Arlinda Cantero Dorsa

 
 

28. As estratégias da recombinação digital aplicadas na sala de aula
Raphael Dall’Anese Durante

 
 

29. A linguagem cifrada dos internautas: um novo código?
Raquel Eloísa Eisenkraemer

 
 

30. O hipertexto e as autonarrativas como desencadeadores de transformações cognitivo-afetivas
Eliane Arbusti Fachinetto

 
 

31. Leitura hipertextual na sala de aula de línguas estrangeiras: o trabalho docente
Adriana Almeida Fernandes

 
 

32. Um olhar antropológico sobre o leitor-navegador do hipertexto digital
Marcela Afonso Fernandez

 
 

33. Entre textos e hipertextos: a constituição da autoria na universidade
Obdália Santana Ferraz Silva

 
 

34. O pós-humano em foco: a literatura na era da cibercultura
Ermelinda Maria Araújo Ferreira

 
  35. Ensino de produção textual em língua portuguesa mediado pelo computador
Regina Cláudia Figueiredo e Valéria Maria Cavalcanti Tavares
 
 

36. O hipertexto e a produção de sentidos em narrativas
Eunice Terezinha Piazza Gai

 
 

37. Mediação pedagógica em chats educacionais: o papel do professor na construção do conhecimento
José Olavo da Silva Garantizado-Júnior e Júlio César Araújo

 
 

38. Pós-modernidade e EaD: desafios e limites no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem
Ana Beatriz Gomes Carvalho

 
 

39. Hipertexto: comunicação homem-máquina e emergência do autor-leitor
Denise Mafra Gonçalves

 
 

40. Hipertexto: do surgimento à atualidade
Francisca Danielle Guedes e Roosewelt Lins da Silva

 
 

41. Concepção e validação de um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa para o ensino de física térmica
Eder Paulus Moraes Guerra, Francisco Herbert Lima Vasconcelos e Airton Fontenele Sampaio Xavier

 
 

42. Hipertexto e complexidade: as múltiplas linguagens que emergem da relação homem-máquina
Felipe Gustsack, Nize Maria Campos Pellanda e Vanessa dos Santos

 
 

43. Considerações sobre a cena enunciativa: a construção do ethos nos blogs
Palmira Virgínia Bahia Heine

 
 

44. Letramento digital: novo espaço de acesso ao saber
José Carlos Leandro

 
 

45. Cd-roms de inglês como língua estrangeira: uma análise de atividades de língua
Gabriela de Almeida Lemes

 
 

46. Relações intergenéricas na constituição do scrap do orkut
Vicente de Lima Neto e Júlio César Araújo

 
 

47. A relevância da etnografia na pesquisa sobre gêneros digitais
Paloma Loiola e Júlio César Araújo

 
 

48. O fórum de discussão como espaço de intersubjetividades e perspectivas de pesquisa
Carlos Lopes

 
 

49. O perfil do usuário do orkut enquanto gênero textual
Ewerton Ávila dos Anjos Luna

 
 

50. A utilização das tics nos curso de letras inglês: uma análise preliminar da literatura
Fernanda Ramos Machado

 
 

51. A literatura latina rediviva em hipertextos
Alexandre Maia

 
 

52. O percursso de leitura hipertextual do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem
Francimary Macêdo Martins

 
 

53. Comunidades virtuais na Webx0: novas interações em antigos estilos de interface
Lafayette Batista Melo

 
 

54. Ensinar e aprender: a conquista da atenção para textos da web nas aulas de produção de texto, no curso de comunicação social, publicidade e propaganda
Terezinha Fortes Mestrinelli

 
 

55. Edublogs: práticas educacionais e discursivas na cibermídia
Maria Regina Momesso Oliveira

 
 

56. Ensinar e educar: os recursos auditivos como colaboradores na educação
Iraci de Oliveira Moraes

 
 

57. Descentralidade, hibridicidade e hipermidiacidade no contexto das práticas educativas a distância
Guadalupe Mota e Carlos Lopes

 
 

58. Le città invisibili: meta-hipertextualidade no romance calviniano
Cláudio Augusto Carvalho Moura

 
 

59. Os fatores pragmáticos da intencionalidade e da aceitabilidade no hipertexto publicitário
Pedro Fernandes de Oliveira Neto e Gilson Chicon

 
 

60. A manifestação do sujeito no gênero blog jornalístico: uma análise das estratégias de polidez de impessoalização sob a perspectiva da sociolingüística
Geórgia Maria Feitosa e Paiva e Silvia Malena Modesto Monteiro

 
 

61. Estado da arte dos estudos hipertextuais em universidades brasileiras direcionados ao ensino
Suzana Ferreira Paulino

 
 

62. Práticas leitoras e alfabetização digital: uma parceria possível?
Cristina Pfeiffer e Maria da Graça Cassano

 
 

63. As interfaces entre o córtex e o hipercórtex na sala de aula
Fabrizio Augusto Poltronieri

 
 

64. Compartilhando saberes: o uso do blog como ferramenta de aprendizagem
Francisca das Chagas Soares Reis, Francisca Cláudia Brito da Silva, Antônio Aerto de Araújo Loiola e Analuce de Macedo e Silva Caneca

 
 

65. O escritor no teclado: fluxo e refluxo da narrativa no contexto do hipertexto
Nilo Ferreira da Rocha

 
 

66. Hipertexto, web e interatividade: alguns diálogos
Márcia Candeia Rodrigues
Mark Damon Andrade Guimarães

 
 

67. Formação de Professores e EaD na Bahia: uma realidade consolidade pelo uso das tics
Mary Valda Souza Sales e Emanuel do Rosário Santos Nonato

 
 

68. Redes sociais na web: novos olhares sobre a comunicação e aprendizagem
Camila Santana

 
 

69. O papel do diálogo na costrução coletiva do conhecimento no ciberespaço
Ana Carmen de S. Santana e Ismael B. P.Furtado

 
 

70. Hipertexto eletrônico: ambiente importante para pesquisa educacional?
Carlos Alexandre Ataíde dos Santos e João Wandemberg Gonçalves Maciel

 
 

71. O hipertexto na difusão da filosofia existencialista sartriana
Carlos Henrique Carvalho Silva

 
 

72. Os gêneros digitais e a questão do software como suporte
Aguinaldo Gomes de Souza                                                                                                      

 
 

73. Os desafios do arquivista contemporâneo com a inserção de hipertextos nos documentos digitais
Marcela Gonçalves Teixeira e João Wandemberg Gonçalves Maciel

 
 

74. Mensagens de celular: um exerxício de pesquisa explorando o continuum oralidade-escrita
Iúta Lerche Vieira

 
 

75. “I blog, you blog, weblog: o uso do blog como recurso para leitura e escrita em língua inglesa
Adriana Sales Zardini e José Wilson da Costa

 
  76. A influência do internetês em produções textuais: uma análise dos posicionamentos de estudantes e professores de língua portuguesa
Elisângela Oliveira Viana e Júlio César Araújo
 
 

77. Cibercultura: a emergência de uma sociedade cosmopolita
Gilberto Visalli L. da Cunha, Giulia Carolina de Melo, João Wandemberg Gonçalves Maciel