Anais Simpósio Hipertexto

Simpósio Hipertexto e Tecnologias na EducaçãoNEHTE/UFPE

 

Edições » Simpósio 2013

 

1
2
A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM / Carla Alexandre (UFPE) e Marcelo Sabbatini (UFPE)
3
4
5
6
A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS / Simone Silva Cunha (UERJ/FEBF) e José Eduardo Ramalho Dantas (UAB/CEFET-RJ)
7
8
A INTEGRAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS / Maria Francilene Câmara Santiago (SEEC/RN) e Francisca Otília Neta (SEEC/RN)
9
A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA / Larissa Andrade (UFERSA), Hélida Queiroz (UFERSA) e Samuel Lopes (UFERSA)
10
A INTERNET: TECENDO ITINERÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE / Carla Patricia Monteiro Ribeiro (UFS) e José Gomes da Silva (UFS)
11
A LEITURA DO HIPERTEXTO DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DAS REPORTAGENS PELO LEITOR / Franciane da Silva santos (UFAL) e Maria Francisca Oliveira Santos (UNEAL)
12
13
A LINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO DE PODCAST EM QUÍMICA / Quesia dos Santos Souza (FAFIRE) e Bruno Silva Leite (UFRPE)
14
A REFERENCIAÇÃO TEXTUAL NO GÊNERO DIGITAL FÓRUM / Maria Francisca Oliveira Santos (UNEAL/CESMAC)
15
16
17
18
ALÉM DAS FRONTEIRAS - BRASIL/MOÇAMBIQUE: DEMOCRATIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ALUNO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / Alessandra Menezes dos Santos Serafini (UFJF), Priscila Aleixo da Silva (UFRJ), Priscila Trogo Pereira (UFJF) e Olga Ennela Bastos Cardoso (UFJF)
19
ALPHAGAME: JOGO PARA AUXÍLIO AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA / Dorgival Pereira da Silva Netto (UFPB), Mayara Wanessa Alves dos Santos (UFPB) e Rafaela Fischer Augusto da Silva (UFPB)
20
ALUNOS CONECTADOS: A RECONFIGURAÇÃO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO EDUCACIONAL / Rita de Kássia Araújo da Silva (IBGM), Beatriz Braga Bezerra (UFPE), Carlysângela Silva Falcão (UFPE)
21
ANÁLISE DE BLOGS ESCOLARES SOBRE SEXUALIDADE / Gabriela Petró Valli (UFRGS) e Ana Luísa Petersen Cogo (UFRGS)
22
23
24
25
APRENDIZAGEM MEDIADA POR ARTEFATOS DIGITAIS MÓVEIS / Turla Alquete (IFPB), Silvio Barreto Campello (UFPE), Angela Samways (IFPB), Silvio Bernardino (IFPB) e Filipe Marques (IFPB)
26
27
ARTE E TIC: CONTRIBUIÇÕES INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE / Tatiana Palma Guerche (UFSM), Matheus Moreno dos Santos Camargo (UFSM), Angelica Neuscharank (UFSM) e Andréia Machado Oliveira (UFSM)
28
AS CONTRIBUIÇÕES DAS MÍDIAS PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES / Carmen Vera Scorsatto Brezolin (IFSUL) e Edimara Luciana Sartori (IFSUL)
29
AS IDENTIDADES CULTURAIS NOS MEIOS DIGITAIS / Thaís Pereira de Souza Fiscina (UNEB)
30
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO EDUCATIVO / Emanuelle de Souza Barbosa (UFPE) e Pedro Brandão da Costa Neto (UFPE)
31
32
AUTOMATIZANDO A CONFECÇÃO DE EXERCÍCIOS / Cláudio C. Gonçalves (UnB)
33
AUTONOMIA, AUTORIA E COLABORAÇÃO DOS ALUNOS EM REDE: EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA / Eber Gustavo da Silva Gomes (UFPE) e Maria Helena Cavalcanti da Silva (UFPE)
34
AVALIA: SOFTWARE PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO / Lanylldo Araujo dos Santos (UEMA), Luís Carlos Costa Fonseca (UEMA), Lidinalva de Almada Coutinho (UEMA)
35
36
BLOG “IDEIAS E IDEAIS” / Cristina Gottardi Van Opstal Nascimento (Unisanta)
37
38
39
CELULAR: UMA TECNOLOGIA EM FAVOR DO ENSINO DA ARTE / Vanessa Alves Fonseca de Carvalho (Pref. Mun. Rio Claro)
40
CODE: O ENSINO DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO EDUCATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM / Ricardo Fidelis Dantas (UEPB), Francisco Eudes Almeida da Costa (UEPB).
41
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: AMBIENTES VIRTUAIS E TELEVISÃO DIGITAL / José Anderson Santos Cruz (UNESP), Ana Carolina Franco dos Santos (UNESP), Maria da Graça Mello Magnoni (UNESP) e José Luis Bizelli (UNESP)
42
CORRELAÇÕES ENTRE A TEORIA DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA E A FILOSOFIA DO SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO / William Lídio Carvalho de Sousa (UEPB), Rosângela de Araujo Medeiros (UEPB – Orientadora)
43
CULTURA DA MOBILIDADE E EDUCOMUNICAÇÃO / Rosângela de Araújo Medeiros (UEPB)
44
45
DA BARRA DE ROLAGEM AO E-BOOK: A VISÃO DO ALUNO DO IFCE / Iraci de O. M. Schmidlin (IFCE), Karine N. Portela (IFCE) e Márcia R. S. Regis (IFCE)
46
47
DAS NUVENS PARA A SALA DE AULA / Alexandre Caitano (UFERSA), Edjane Azevêdo (UFERSA) e Servulla Trindade (UFERSA)
48
DESENVOLVIMENTO DE PORTAL WEB ACESSÍVEL PARA A APAE PETROLINA / Micarlla Anniele P. de Melo (IF Sertão PE) e Eudis Oliveira Teixeira (IF Sertão PE)
49
50
DISPOSITIVOS MÓVEIS DENTRO DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM QUE SE ABREM TAMBÉM PARA ALUNOS SURDOS / Reinaldo de Jesus da Silva (UEMA), Maria Nilza Oliveira Quixaba (UFMA), Maria Eugênia R. Araujo (UFMA) e Maira Teresa G. Rocha (UFMA)
51
E-BOOK MULTIPLATAFORMA: UM RECURSO EDUCATIVO PARA A ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS SURDAS / Márcio Cleyton Vasconcelos Barbosa (UFPE), Tamires Maria de Lima Silva (UFPE) e Anna Rita Sartore (UFPE)
52
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL): NORMATIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO / Maria Fernanda de Oliveira Souza (UFAL) e Gilcileide Rodrigues da Silva (UFAL)
53
54
ENSINAR E APRENDER: O USO DO TABLET NA EDUCAÇÃO INFANTIL / Ana Célia Barreto Marques (CFC), Bárbara Noronha Souza Raposo (CFC) e Maria Cristina do Nascimento Silva Brandão (CFC)
55
56
ENTRE O ROTEIRO E O IMPROVISO - (RE)CRIANDO MÉTODOS PARA PRODUZIR VÍDEOS MÓBILE COM JOVENS DE PERIFERIA / Márcia Gonçalves Nogueira (UFPE), Márcio Henrique Melo de Andrade (UFPE), Edilma Maria Santos Silva (UFPE) e Maria Auxiliadora Soares Padilha (UFPE)
57
ESCRITA CRIATIVA NA ERA TECNOLÓGICA ENQUANTO PRÁTICA DE LETRAMENTO / Patricia Correa Junqueira (UEG) e Alexandre Bonafim Felizardo (UEG)
58
59
60
EXPERIMENTAÇÕES RIZOMÁTICAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESLOCAMENTOS DOS CONCEITOS DELEUZIANOS PARA O CAMPO EDUCACIONAL /Eli Lopes da Silva (UFSC), Terezinha Fernandes Martins de Souza (UFMT/UFSC) e Dulce Márcia Cruz (UFSC)
61
FACEBOOK E INFÂNCIA: PREFERÊNCIAS DE USO PELAS CRIANÇAS / Dayse Rodrigues de Oliveira (UFPE), Viviane de Bona (UFPE) e Lícia de Souza Leão Maia (UFPE)
62
63
FALTA 1 MINUTO! - IMPROVISO, SUBJETIVIDADE, TWITTCENAS E MICROCONTOS NO TWITTER COM JOVENS DE PERIFERIA / Márcio Henrique Melo de Andrade (UFPE), Patrícia Carvalho Matias (UFPE) e Artur Vicente Bezerra Ferreira da Silva (UFPE)
64
FOLKSONOMIAS COMO ELEMENTO IDENTIFICADOR DE COMUNIDADES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE PLE / Patrícia B. Scherer Bassani (Feevale), Adriana Neves dos Reis (Feevale) e Sandra Teresinha Miorelli (Feevale)
65
66
67
68
69
FÓRUM INTERATIVO POR FASES: UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO E AVALIAÇÃO / Mercia Helena Sacramento (UCB) e Jussara Mendonça de Oliveira Seidel (UCB)
70
GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PROCESSOS DE VIRTUALIZAÇÃO DE JOGOS PARA USO ENTRE ESTUDANTES E PROFESSORES DA REGIÃO AGRESTE DO ESTADO DE PERNAMBUCO / Sebastião Rogerio da Silva Neto (UPE), Wilk Oliveira dos Santos (UPE) e Clovis Gomes da Silva Junior (UPE)
71
GESTOR ESCOLA: SUA INFLUÊNCIA NO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROGRAMA UCA NO ESTADO DE PERNAMBUCO / Dagmar Heil Pocrifka (SME) e Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (UFPE)
72
GRUPOS FECHADOS NA REDE SOCIAL FACEBOOK: UM ESTUDO NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO E DO APOIO ACADÊMICO / Angela Maria de Almeida Pereira (UFPE), Joice de Espindola (UFPE) e Thelma Panerai Alves (UFPE)
73
HIPERTEXTO E METADADOS: O TWITTER COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO / Clara Maria Abdo Guimarães (UERJ) e Antonio Luiz de Medina Filho (UERJ)
74
IDENTIDADES FEMININAS NO FACEBOOK / Maria Valdelange Virginio da Silva (UPE), Poliana Mireli Barbosa Leite (UPE) e Jaciara Josefa Gomes (UPE)
75
76
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: UM RECURSO NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM / Rosemayre Botto Andrade (E. M. MURILO MENDES) e Caroline Souza Ferreira (E. M. MURILO MENDES)
77
78
LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES NO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO / Emanuela Francisca Ferreira Silva (PUC Minas) e Flávio da Silva (CEFET-MG)
79
80
LETRAMENTO DIGITAL: LINGUAGENS COMO PROCESSO DE POLIFONIA NO CIBERESPAÇO / Terezinha Fernandes Martins de Souza (UFMT/UFSC), Eli Lopes da Silva (UFSC) e Dulce Márcia Cruz (UFSC)
81
82
LÍNGUA PORTUGUESA E O BLOG EDUCACIONAL: LEITURA E ESCRITA MEDIADAS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS / Emmanuella Farias de Almeida Barros (UFPE) e Benedito Gomes bezerra (UPE)
83
84
MAPEAMENTO DO ACASO: FRAGMENTOS DE COTIDIANO NO BLOGESSINGER.BLOGSPOT.COM.BR / Silvia Maria Alves Jorge (UFV) e Juan Filipe Stacul (PUC-Minas/CAPES)
85
MÍDIAS DIGITAIS COMO POTENCIALIZADORAS DE MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS / Ismênia Mangueira Soares (UFPB), Edna Gusmão de Góes Brennand (UFPB), Sttiwe Washington (UFPB) e Ed Porto Bezerra (UFPB)
86
M-LEARNING EM APLICATIVOS PARA TABLETS: PARÂMETROS DE DESIGN DE INTERAÇÃO PARA O AVA MOODLE / Taciana de Lima Burgos (UFRN) e Dianne Cristina Souza de Sena (UFRN)
87
MOBILE LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES / Deise France M. A. Ferreira (UFPE), Dayse R. de Oliveira (UFPE) e Angelo Branco J. Callou (Faculdade SENAC)
88
89
90
91
O DITO HIPERTEXTO: EM MARCELINO / Karla Karine Claudino Tenório (UPE) e Elcy Luiz da Cruz (UPE)
92
O ESPAÇO PAULO FREIRE DO FISL COMO LOCUS DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA / Wilkens Lenon Silva de Andrade (UFPE) e Rafaela da Silva Melo (UFRGS)
93
O GAME “VAMOS ÀS COMPRAS” COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM / Danilo Raniery Alves Coutinho (UFPB), José Raul de Brito Andrade (UFPB), Ana Liz Souto Oliveira de Araújo (UFPB)
94
O JORNAL E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA / Ana Carolina Guedes Mattos (UFJF) e Andreia Alvim Bellotti Feital (UFJF)
95
96
O OLHAR DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A ESCOLA NA ERA DIGITAL / Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG) e Laís Venâncio de Melo (UFCG)
97
O PAPEL E A TELA: INVESTIGANDO A BIBLIOTECA ESCOLAR E O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA / Lúcia Helena Schuchter (UFJF) e Adriana Rocha Bruno (UFJF)
98
O PAPEL ESCOLAR DO PODCAST / Eugênio Paccelli Aguiar Freire (UFRN)
99
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DOS TABLETS NA SALA DE AULA: DA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO / Patrícia B. Scherer Bassani (FEEVALE), Elias Wallauer (FEEVALE), Lovani Volmer (FEEVALE) Cristina Ennes da Silva (FEEVALE)
100
O PROJETO UCA EM 11 ESCOLAS DE SANTA CATARINA: A REINVENÇÃO DO OLPC / Gisele Luz Cardoso (IFSC/Gaspar), Selma dos Santos Rosa (UFSC), Carlos Alberto Souza (IFSC/Itajaí) e Valdir Rosa (Universidade do Minho)
101
102
O TUTOR E A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA EM EAD / Maria Darcilene de Aragão (UFJF), Lúcia Helena Schuchter (UFJF) e Adriana Rocha Bruno (UFJF)
103
104
O USO DE BLOGS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM / Juliana Patrícia Nunes Costa (CESMAC, Bolsista Capes)
105
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DO PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) / Maria José Moreira Silva (UFPB), Lebiam Tamar Gomes Silva (UFPB) e Rebecca Queiroz Bichara Dantas (UFPB)
106
107
O USO DO FACEBOOK PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: TRABALHO COM A LÍNGUA/LINGUAGEM / Renalle Meneses Barros (UFCG) e Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG)
108
OS DESAFIOS DO USO DO TABLET PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL / Angélica Magalhães Neves (UCB) e Caroline Rodrigues Cardoso (SEDF)
109
OBJETOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO ALTERNATIVA À DISLEXIA / Jucelio Soares dos Santos (UEPB) e Rodrigo Alves Costa (UFPE/UEPB)
110
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA COM O JCLIC / José Marcos Rosendo de Souza (UERN) e Elenice Alves Pereira (UERN)
111
112
OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS NO ENSINO APRENDIZADO / Joneson Rosa Reis (UFRA), Maria do Socorro Braga Reis (UFRA) e José Pereira Smith Júnior (UFRA)
113
114
PORTAL UNIVERSITÁRIO: UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LETRAS / José Nildo Barbosa de Melo Junior (CESMAC), Maria Luzimar Fernandes (CESMAC) e Manoel Coelho da Cruz (CESMAC)
115
116
PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NO SKOOB / Sérgio Araújo de Mendonça Filho (IFPB)
117
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM TEMPOS DIGITAIS / Marta Jordanna Queiroz Ouriques (UFCG), Lorena Guimarães Assis (UFCG) e Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG)
118
119
PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo (UFPE)
120
121
122
PROFESSORES LEIGOS PERANTE OS EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS: GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E DESIGUALDADES / Antônio Marques do Vale (UEPG) e Ricardo Richene de Góes (UEPG)
123
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO: LIMITES, POSSIBILIDADES E MUDANÇAS NA VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR / Viviane de Bona (UFPE), Bruno França de Souza (UFPE), Diógenes Maclyne Bezerra de Melo (UPE), Gilce Cleana Brandão Zarzar (UFPE), Renata da Costa Lima (UFPE)
124
PROJETO “CRIANDO UM SITE COM WIX” / Felipe de Luna Berto (UFRPE), Emerson Morais Raimundo (UFRPE), Aliete Gomes Carneiro Rosa (UFRPE)
125
126
127
PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO EM ARAUCÁRIA (UCAA): INVESTIGANDO A PRÁTICA DOS PROFESSORES / Fabrícia Cristina Gomes (UFPR) e Ricardo Antunes de Sá (UFPR)
128
PROMOVENDO A DIFUSÃO DA LEITURA NAS ESCOLAS A PARTIR DE AÇÕES DO PROJETO ATLAS / Rodrigo Alves Costa (UFPE/UEPB), Jucelio Soares dos Santos (UEPB) e Khayles Nobrega Pereira Alves (UFPB)
129
130
REFLETINDO SOBRE O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE / Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra (UFPB/Proling/Capes) e Paula Michely Soares da Silva (UFPB/Proling/Capes)
131
132
133
134
SISTEMA SIGNWRITING DE GRAFIA DAS LÍNGUAS DE SINAIS: DESAFIOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS / Severina Batista de Farias Klimsa (UFPB/UFPE) e Bernardo Luís Torres Klimsa (UFPB/IFPE)
135
SISTEMATIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS / Ana Paula Costa e Silva (UCB), Chris Alves da Silva (UCB) e Jussara Mendonça de Oliveira Seidel (UCB)
136
137
TECNOLOGIAS MÓVEIS: INTERAÇÕES MEDIADAS PELO SMARTPHONE / Ana Elisa Drummond Celestino Silva (UFBA) e Edvaldo Souza Couto (UFBA)
138
TRANSFORMANDO ATIVIDADE EM SABER REFLEXIVO: UM ESTUDO SOBRE O PLANO DE ENSINO DE UMA OFICINA DE BLOG / Jéssica Maria Muniz Côrtes (UFPE) e Edilma Maria dos Santos Silva (UFPE)
139
UMA ANÁLISE DO FÓRUM ELETRÔNICO À LUZ DO CONCEITO BAKHTINIANO DIALOGISMO / Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL), Aizzi Vanja Mota Melo (IFAL) e Nathália Alves Agra (IFAL)
140
141
USO DE GAMES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE VIRTUALIZAÇÃO DOS JOGOS TRADICIONAIS, PARA USO COMO MECANISMO DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM / Wilk Oliveira dos Santos (UPE), Sebastião Rogerio da Silva Neto (UPE) e Clovis Gomes da Silva Junior (UPE)
142
143
144
WEBGINCANA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NO USO DAS TIC PARA O ENSINO SUPERIOR / Marcela Fernandes Peixoto (UFAL) e Luis Paulo Leopoldo Mercado (UFAL)