Anais Simpósio Hipertexto

Simpósio Hipertexto e Tecnologias na EducaçãoNEHTE/UFPE

 

Edições » Simpósio 2017

 

Letramentos digitais e jogos digitais: relacionando prticas para multiletramentos / Andra Bispo dos Santos(UNEB), Daiane Amancio Mendes (UNEB) e Obdlia Santana Ferraz Silva (UNEB)
UM CRTICO-ATOR: O PERFIL PERFORMTICO DE ISABELLA LUBRANO / Andra Paula Oliveira De Carvalho (CAPES)
EDUCAO A DISTNCIA: NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA DA UNIOESTE/NEaDUNI: uma cartografia em construo / Beatriz Helena Dal Molin (UNIOESTE) e Bruna Padilha (UNIOESTE)
Aprendizagem mvel no campo da matemtica: Desafio e possibilidades / Camila de Oliveira Vasconcelos dos Santos (IFBA Campus Camaari), Eneida Santana Baumann (IFBA Campus Camaari) e Tereza Kelly Gomes Caneiro (IFBA Campus Camaari)
Produo de texto e redes sociais: compartilhando conhecimentos e desenvolvendo habilidades no Facebook / Claudia Barbosa do Nascimento Fernandes (FATEC/UFPE) e Ynah de Souza Nascimento (FATEC/UFPE)
Mtodos e tcnicas de Gamificao para software educacional: uma reviso sistemtica / Juliana Fernandes Martins (UEA) e Danielle Pompeu Noronha Pontes (UEA)
Educao a Distncia e Tecnologias Educacionais: os reflexos da formao na prtica a partir do CATE / Digo Aric Cerqueira Souza e Cruz (UNEB) e Mary Valda Souza Sales (UNEB)
A REINSERO SOCIAL DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL: EM PAUTA, A INCLUSO DIGITAL / Diene Eire de Mello (UEL-Universidade Estadual de Londrina)
Uso de Simulador no Ensino de Fsica: Unidade de Aprendizagem para o estudo de Eletrosttica / Diovana Santos dos Santos (Unipampa) Ana Marli Bulegon (Centro Universitrio Franciscano) Franciele Braz de Oliveira Coelho (Unipampa)
A ARTE DE TRANSIO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAO DE SURDO / Dorisdei V. Rodrigues (EBT/SEDF/FAPDF)
Reviso Sistemtica sobre Narrativas Transmiditica: o que as ltimas pesquisas apontam? / Eber Gustavo da Silva Gomes (UFPE) e Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (UFPE)
A Produo e a Utilizao de ebooks Interativos e Multimdia em Cursos na Modalidade a Distncia: o caso do NEAD/UFSJ no Brasil / Eduardo Henrique de Matos Lima; Jos Manuel Emiliano Bidarra de Almeida (Univ. Federal de So Joo del-Rei - UFSJ; Univ. Aberta de Portugal - UAb)
Os Memes e as relaes dialgicas no site de redes sociais Facebook / Emmanuella Farias de Almeida Barros (UFRPE/UAEADTec) e Ivanda Maria Martins da Silva (UFRPE/UAEADTec)
Os Recursos Semiticos dos Aplicativos Favorecendo o Ensino de Ingls na Aprendizagem Mvel: Relato de Experincia no IF-Serto PE /nio Luiz Costa Tavares Instituto Federal do Serto Pernambucano (IF-Serto PE) Roberta Guimares de Godoy e Vasconcelos Instituto Federal do Serto Pernambucano (IF-Serto PE)
O uso de chatbot para ensino de juros compostos / Fabiano de Castro Monteiro, Aline Estevo da Silva, Eli Lopes da Silva, Gustavo Felipe Scheneider, Luciano Jos Kogut e Wladmir Duarte Gomes(Faculdade Senac Florianpolis)
A EDUCAO MEDIADA E O PROFESSOR APRENDENTE / Francieli Motter Ludovico (UTFPR/NEaDUNI-UNIOESTE) e Julia Cristina Granetto Moreira (UNILA/NEaDUNI-UNIOESTE)
TECNOLOGIA NO ENSINO DE LNGUA ESPANHOLA E PORTUGUS: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE USO DE ODEAs / Greice da Silva CASTELA (UNIOESTE, CAPES, Fundao Araucria) e Madalena Benazzi MEOTTI (Escola Municipal Orlando Luiz Basei)
A adoo da Robtica Pedaggica Livre na (re)construo de artefatos cognitivos / Heitor Felipe da Silva (UFPE), Ana Beatriz Gomes Carvalho (UFPE) e Fernando Antnio Quadros Valena (SEDUC-PE)
Uso do Material didtico Digital na EaD do ponto de vista dos estudantes / Helenice Ramires Jamur e Glaucia da Silva Brito (UFPR e Centro Universitrio Internacional Uninter
Ensino de lnguas em ambiente virtuais: novas perspectivas de ensino-aprendizagem / Izabel Cristina Barbosa de Oliveira (IF do Serto Pernambucano)
Ensino de lnguas em ambiente virtuais: novas perspectivas de ensino-aprendizagem Izabel Cristina Barbosa de Oliveira (IF do Serto Pernambucano)
Relato de experincia sobre o Software Isadora: estudos de interfaces para a criao transcoreogrfica digital interativa Izabel da Silva Napoleo (IFB-DF, Isa Sara Rego (UFBA-BA) e Cinthia Nepomuceno Xavier (UnB-DF)
O livro didtico de espanhol: uma anlise multimodal / Jacqueline Ribeiro de Souza (UFU)
SYSCHAPADA: SISTEMA WEB COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZAO PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA CHAPADA DIAMANTINA / Jfte Batista de Oliveira (IFBA/ UFBA), Henrique Oliveira de Andrade, Adilson Oliveira de Almirante (IFBA) e Mary Valda Souza Sales (UNEB)
Blog como possibilidade para o letramento literrio na escola / Jeovana Alves de Lima Oliveira (SEC/BA)
O que um tute pode revelar? Construindo um lxico semntico atravs de opinies de alunos do EAD /Jssica Braun de Moraes (UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS)
Kahoot!: uma ferramenta de avaliao e feedback em prticas de letramentos digitais de estudantes no ensino mdio / Joo Kleber Rodrigues dos Santos (UFRPE/UAEADTec) e Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE/UAEADTec)
Presena social dos mediadores em frum virtual / Jos Lauro Martins (UFT/Opaje) e Elaine Jesus Alves (UFT/DTE)
Letramentos e bibliotecas digitais: um estudo de caso com estudantes da rede e-Tec do IFPI / Josu de Moura Costa (IFPI) e Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE/UAEADTec- PPGTEG)
O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS PRTICAS PEDAGGICAS NA CONTEMPORANEIDADE /Jucelina Ferreira de Campos (SEDUC/MT), Cibele Antnia de Souza Rodrigues (SEDUC/MT) e Ed Wilson Rodrigues Silva Jnior (SEDUC/MT)
O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA O MULTILETRAMENTO /Jucelina Ferreira de Campos (SEDUC/MT), Cibele Antnia de Souza Rodrigues (SEDUC/MT) e Ed Wilson Rodrigues Silva Jnior (SEDUC/MT)
A PLATAFORMA DIGITAL AULA PRONTA: UMA PROPOSTA PARA FORMAO CONTINUADA DOCENTE ATRAVS DA APRENDIZAGEM MVEL / Jlia Santana Paranhos (IFBA), Eneida Santana Baumann (IFBA/UFBA) e Tereza Kelly Gomes Carneiro (UNCISAL)
GOOGLE CLASSROOM: Recursos para a Sala de Aula Invertida / Jully Braga Villela e Viviane Novaes da Silva (FMG)
Reflexes sobre organizao textual e coerncia na leitura em meio digital / Keyla Maria Frota Lemos (UFC/UERN) e Vldia Maria Cabral Borges (UFC)
Os aplicativos mveis para o ensino da matemtica: uma experincia atravs do curso Matemtica Express / Keila Sousa da Paixo (IFBA Campus Camaari TICASE), Keila Sousa da Paixo (IFBA Campus Camaari TICASE), Eneida Santana Baumann IFBA) (Campus Camaari TICASE) e Cesar Andrey Gomes Ferreira (IFBA Campus Camaari TICASE)
Sala de Aula Invertida: Relato de Experincia de tutoria do Programa de Intercmbio Internacional Gira Mundo na Paraba / Ketlen Oliveira Estevam da Silva (Secretaria do Estado da Educao da Paraba- SEE-PB) e Joo Wandemberg Gonalves Maciel (Universidade Federal da Paraba)
FACEBOOK: Ferramentas Digitais no Processo Educativo / Lialda Bezerra Cavalcanti (IFPE), Elisama Bezerra Cavalcanti (IFPE), Horhanna Almeida de Oliveira (UFPE) e Yarla Karla Guedes Alves ( UFPE)
Tecnologia e ensino de literatura: um dilogo possvel / Maria Liliane de Lima Tenrio (UPE) e Maria Silvnia Arruda Alves (UPE)
Tecnologias digitais para a prtica inovadora da leitura e escrita no mbito da formao docente / Luana Priscila Wunsch (UNINTER) e Daiane Blaszkowski (UNINTER)
Promovendo Educao Aberta no Maranho: experincia da plataforma Negro Cosme de Cursos Livres / Marco Vieira (SECTI/IEMA Secretaria de Estado da Cincia, Tecnologia e Inovao do Maranho/Instituto Estadual de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho)
PRODUO DE TEXTO: UMA PROPOSTA MEDIADA PELA FERRAMENTA HAGQU A PARTIR DE UM ROTEIRO ORIENTADO / Maria de Ftima de Oliveira PROFLETRAS/UFPB e Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti PROFLETRAS/UFPB
O uso dos MOOC para o desenvolvimento do Letramento Informacional / Maria Gracinda Vieira de Almeida Greco e Giselle Martins dos Santos Ferreira (UNESA)
Borges em Jogo / Newton de Castro Pontes (URCA)
LETRAMENTO DIGITAL E SUAS CONTRIBUIES NA EJA: A CAMINHO DO HIPERTEXTO / Patrcia da Silva Soares (UNIR Universidade Federal de Rondnia) e Radelfiane Balbino da Silva Ferreira (UPEL Universidad Pedaggica Experimental Libertador)
Narrativas Digitais com Podcast: Possibilidades Avaliativas no Ensino de Histria Raphael de F. e Silva (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE), Thelma P. Alves (UFPE), (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e Andr G. F da Silva (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES / Ana Patrcia Gomes Oliveira Sampaio (UFAL) e Saionara Pereira dos Santos (UFAL)
O RPG como ponto de encontro entre os multiletramentos / Patrcio Nunes Barreiros UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana, Sandra Maria Carneiro Santos UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana
O tablet como facilitador da apropriao do sistema de escrita alfabtica / Socorro Barros de Aquino; Maria Jos Negromonte de Oliveira (Prefeitura do Recife)
O Hagqu em sala de aula: uma anlise do objeto de aprendizagem nas aulas de lngua portuguesa / Tiago Santos Prado (UFPB) e Joo Wandemberg Gonalves Maciel (UFPB)
A IMPORTNCIA DO TUTOR NA EDUCAO A DISTNCIA / Tonie Maria Gregory dos Santos e Mirian Lgia Endo Karolesky
Estudo Comparativo sobre a Compreenso de Contedo em Material Didtico Impresso e Digital / Turla Alquete (IFPB/UFPE)e Silvio Barreto Campello (UFPE)
Mobile Learning e monitoria: inovando processos didticos / Vincius Mateus da Silva Santos (UFPE), Maria Eduarda Alves de Carvalho (UFPE) e Paulo Andr da Silva (UFPE)
EasyCode: um ambiente de programao visual para o ensino de Lgica de Programao / Emmerson Santa Rita da Silva, Endy Mitsuya Takano, Jucimar Brito de Souza e Miguel Vanderlei de Oliveira (IFAM / CNPq)
O uso dos MOOC para o desenvolvimento do Letramento Informacional / Maria Gracinda Vieira de Almeida Greco (UNESA) e Giselle Martins dos Santos Ferreira (UNESA)
Experincia com o aplicativo do IBGE no aprendizado de Geografia / Amanda Pereira Santos e Iwelton Madson Celestino Pereira (UFPE)
Ensinar e aprender por meio do WhatsApp: Uma experincia com jovens universitrios / Andr Luiz Alves, Cristiane de Magalhes Porto e Isabella Silva dos Santos (UNIT/SE)